Se você tem uma indústria alimentícia, esse guia é para você.

Se você tem uma indústria alimentícia, esse guia é para você.
24/11/2023

Na indústria alimentícia, a busca constante por eficiência é fundamental para atender às crescentes demandas dos consumidores e garantir a qualidade dos produtos em conformidade regulatória. 


Existem equipamentos industriais que facilitam e otimizam os processos industriais.

Afinal, quando falamos no ramo da indústria alimentícia, não existe margem para erros. 


A compra ou aluguel de bomba de vácuo, sopradores e compressores de ar, podem facilitar o dia a dia da sua indústria, promovendo maior segurança e qualidade.



Bomba de vácuo


Amplamente utilizadas na indústria alimentícia, a bomba de vácuo desempenha um papel fundamental nesse modelo industrial.


As bombas a vácuo são dispositivos mecânicos que podem ser utilizados para remover ar/gases de um espaço fechado; criando, então, um vácuo parcial ou completo.


Seu princípio de funcionamento é projetado para criar uma pressão interna inferior à pressão atmosférica circundante, resultando, então, na remoção do ar ou de outros gases.


Como é aplicada na indústria alimentícia?H3


Quando falamos nesse modelo industrial, as bombas de vácuo são utilizadas em várias etapas do processo de produção alimentícia. 


Você já parou pra pensar na importância de uma embalagem bem projetada e fechada na conservação dos alimentos?


As bombas possibilitam a remoção de ar interno nas embalagens, preservando a frescura, qualidade e prolongando a vida útil do alimento. 

Além de evitar a oxidação.


Existem diversos tipos de bombas de vácuo, antes de pensar em comprá-las, indicamos a conversa com um especialista para escolher a que mais se adequa às necessidades da sua indústria!




Sopradores


Quando falamos em sopradores industriais, falamos de grandes volumes de ar.


Os sopradores são projetados para mover o ar e são utilizados com diferentes aplicações, como: ventilação, transporte, resfriamento.


Na indústria alimentícia, são amplamente utilizados na ventilação e transporte de produtos, e desempenham um papel essencial e crucial no dia a dia industrial.


Alimentos exigem temperaturas e armazenamento adequados para sua conservação, e os sopradores propiciam esse ambiente, garantindo a circulação de ar adequada em ambientes de armazenamento e processamento. 


Desta maneira, previne-se a contaminação cruzada.


E quanto ao transporte, os sopradores transportam ingredientes e produtos de forma eficiente, otimizando e economizando tempo e mão de obra.



Compressores


Os compressores de ar são muito utilizados na indústria alimentícia para diversas aplicações. 


Nos modelos industriais, a geração de ar comprimido de qualidade é essencial!

Os compressores de ar são dispositivos mecânicos que possibilitam transformar o ar ambiente em ar comprimido.


Se a qualidade do ar já é importante nas demais indústrias, na alimentícia ele é indispensável. 


Frequentemente os compressores de ar utilizados na indústria alimentícia são equipados com sistemas de purificação e filtragem, a fim de garantir que o ar esteja livre de contaminantes que possam afetar a segurança e qualidade dos alimentos.


Dentre as diversas aplicações nesse modelo industrial, separamos as mais utilizadas para contar para vocês!


• Transporte pneumático:

muito utilizados em transporte pneumático de materiais, como: grãos, produtos químicos em pó.

• Sopro de garrafas:

na produção de bebidas, os compressores de ar são utilizados para soprar garrafas PET, esse processo é fundamental para a produção das garrafas utilizadas para as bebidas.

• Manutenção de alimentos congelados:

nos alimentos congelados, os compressores de ar são utilizados para resfriar e manter a temperatura adequada nas câmaras de congelamento, garantindo a qualidade e segurança.

• Lavagem e limpeza:

os compressores também são utilizados no sistema de limpeza dos alimentos. Um exemplo, é a limpeza por jato de ar comprimido, usada para remover resíduos e detritos.

• Controle de processos:

máquinas e equipamentos industriais, utilizadas em diversas etapas na produção dos alimentos, necessitam de uma pressão de ar específica para funcionamento, e os compressores também podem ser utilizados para fornecê-la.

Como escolher os equipamentos adequados?

Os modelos industriais são variados e exigem pontos específicos de cada equipamento.


Por isso, existem equipamentos que abrangem necessidades de diferentes indústrias.


Para acertar na escolha, a recomendação é sempre a mesma: converse com especialistas que podem te auxiliar na compra de equipamentos industriais. 


Compartilhe com esse profissional quais as especificidades da sua indústria, quais dores você precisa sanar e quais seus objetivos. Com certeza você será melhor direcionado com essas informações, e fará uma escolha mais assertiva.

Se você tem uma indústria alimentícia, esse guia é para você.
Se você tem uma indústria alimentícia, esse guia é para você.

Fale com nossa equipe

Faça uma cotação para nossos serviços especializados ou locação de equipamentos.

(41) 3022-0656
RUA BARTOLOMEU LOURENÇO DE GUSMÃO, 2259 • CURITIBA-PR
© Copyright 2022 Soma Flux. Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Tire suas dúvidas